13.4.06

Homenagem da CM Penafiel a José Teixeira (Zé do Telhado)

Este artigo foi publicado em Março de 2005, aquando da aproximação da Homenagem da Câmara de Penafiel a José Teixeira.


Link Original, aqui

A Câmara de Penafiel vai homenagear a partir de sexta-feira a figura do Zé do Telhado, com uma exposição de banda desenhada, um debate e uma peça de teatro, anunciou hoje a autarquia.
A homenagem integra-se nas comemorações dos 235 anos de elevação de Penafiel a cidade, aniversário que a segunda cidade (depois do Porto) mais antiga do distrito do Porto completa quinta- feira.
Zé do Telhado, o bandoleiro que a lenda diz que roubava aos ricos para dar aos pobres, nasceu em 1816 na freguesia de Castelões, comarca de Penafiel, "filho de um capitão de ladrões e no seio de uma família em que extorquir o alheio era actividade de raízes fundadas", recorda a autarquia.
José Teixeira (ou José Teixeira da Silva ou José Teixeira de Matos), verdadeiro nome do Zé do Telhado, casou com a sua prima Aninhas em Caíde de Rei, concelho de Lousada, e morreu em 1875 com pneumonia em Xissa, Angola, para onde foi enviado para cumprir degredo pelas suas "façanhas".
Episódios da vida do Zé do Telhado vão ser mostrados a partir de sexta-feira e até dia 31 na Biblioteca Municipal de Penafiel, numa exposição de banda desenhada de Eugénio Silva, autor de vários livros de BD de cariz histórico, como "Eusébio, o Pantera Negra" e "A História de Inês de Castro".
Eugénio Silva, o historiador Coelho Ferreira e o encenador Helder Costa vão participar dia 11 no Auditório da Biblioteca de Penafiel no debate "Zé do Telhado - ficção e realidade".
A homenagem termina a 02 de Abril, com a encenação na Escola Secundária de Penafiel da "Peça do Zé do Telhado", pela companhia Jangada Teatro.